-
Arquitetos: Studio AAAN
- Área: 280 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sebastian van Damme
-
Fabricantes: Heko Spanten, JUNG, Schuco, Van der Sanden
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na paisagem aberta de diques e pequenas ilhas perto de Rotterdam, a Terphouse se coloca como uma estrutura robusta sobre um morro na paisagem. Os meios utilizados para tornar a casa sustentável e pronta para condições climáticas mais extremas se tornaram os principais elementos do projeto, mais aparentes no dossel característico e no nível subterrâneo com os pátios salientes.
A casa está escavada no morro artificial da ilha, situando os espaços de moradia no primeiro nível e os quartos e cômodos secundários no subsolo. Isto faz com que, a partir dos espaços de moradia, a paisagem livre seja percebida sobre os diques. Ao envolver a paisagem ao redor da casa, é possível uma conexão com o jardim e a casa passa a ser percebida como um modesto sólido na paisagem.
O clima no nível mais baixo é moderado pelo solo circundante, enquanto os pátios salientes proporcionam luz do dia suficiente e uma atmosfera íntima. No nível superior, o pátio estrutura a sequência de espaços e proporciona relações visuais entre as salas.
A estrutura pronunciada das vigas de madeira é contínua do interior para o exterior e forma uma cobertura na fachada sul. Como resultado, a fronteira entre a sala, varanda, salas externas e pátio torna-se indistinta e a paisagem flui para dentro da casa.